Marinha Portuguesa apoia Cabo Verde em pesquisa hidrográfica após fortes chuvas em São Vicente

 



Navio atracou esta sexta-feira no Porto Grande, em Mindelo

A Marinha Portuguesa vai prestar apoio técnico a Cabo Verde na realização de uma pesquisa hidrográfica na baía do Mindelo, em São Vicente, anunciou esta sexta-feira o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, após a chegada do navio militar ao Porto Grande.

Segundo o Ministro, os militares Portugueses irão colaborar na avaliação das condições subaquáticas da baía, onde vários objetos foram arrastados pelas enxurradas provocadas pelas intensas chuvas que atingiram a Ilha na última segunda-feira, 11.

O navio enviado por Portugal possui capacidades especializadas, nomeadamente em operações ligadas a infraestruturas críticas, remoção de grandes volumes e bombagem de água. Paulo Rocha revelou ainda que está a ser considerada a hipótese de o navio apoiar no transporte de água da Ilha de São Antão para São Vicente, caso a situação o justifique.

Logo após a chegada, os militares Portugueses participaram numa reunião de coordenação com a Proteção Civil de Cabo Verde para alinhamento do plano de ação. De seguida, deslocaram-se à Avenida 12 de Setembro para avaliar in loco o nível das águas nos diques e os impactos causados.

A missão Portuguesa junta-se aos esforços nacionais já em curso, incluindo equipas da Proteção Civil, Forças Armadas, autoridades locais e voluntários, na resposta à emergência e na recuperação da normalidade na Ilha de São Vicente.


Comentarios